A Foto-Terapia é um processo que modifica a atividade celular usando uma fonte de luz não agressiva. O uso do LASER e do LED são, neste momento, duas das formas de tratamento mais eficazes na estética.
A Foto-Terapia combinada com outros tratamentos, torna-se ainda mais eficaz.
Dependendo dos efeitos pretendidos, o laser pode ser de alta ou baixa potência.Nos programas de Fototerapia, utiliza-se o LED azul e âmbar, cujos comprimentos de onda são, respetivamente, 470nm e 590nm; e o LASER vermelho (660nm) e infravermelho (808nm). Ambos encontram-se na faixa de espectro eletromagnética conhecida como safe-band, ou seja, não apresenta riscos de alteração genética para a pessoa submetida a esta radiação. Além disso, as técnicas utilizadas não são invasivas, isto é, não provocam danos, e podem ser utilizadas em todos os tipos de pele.
Indicações e Resultados:
Como foi esclarecido anteriormente, a Fototerapia utiliza equipamentos LED e de LASER de baixa potência, para a realização de tratamentos estéticos não invasivos. Como o LED e o laser se complementam nos seus efeitos, eles podem ser utilizados em conjunto ou isoladamente, dependendo do resultado pretendido.
A Fototerapia é indicada em:
– Acne em qualquer grau;
– Hidratação dos tecidos faciais;
– Manchas provocadas por radiação solar, gravidez e contracepção;
– Marcas de expressão;
– Iluminação Facial (efeito Cinderela);
– Alopecia (tratamentos capilares);
– Gordura localizada;
– Micropigmentação;
– Terapia anti-aging;
– Revitalização cutânea;
– Clareamento periocular (olheiras);
– Estrias;
– Pré e pós operatório.
Contra-indicações:
Como qualquer procedimento médico, esta terapia também tem contra indicações.
É, então, contra indicado em:
– Grávidas e mães no período de amamentação;
– Pessoas com câncer de pele na região irradiada;
– Portadores de glaucoma e cataratas.
Conclusão
Como tal, dependendo do resultado pretendido, e da fonte de luz utilizada (LED e/ou laser), poderá obter uma pele mais hidratada; aumentar a sua elasticidade cutânea; obter mais brilho; reduzir a inflamação; aumentar a produção do colágeno, e, consequentemente, rejuvenescer a sua pele; melhorar a circulação e eliminar as toxinas de forma mais eficaz; e reduzir dor e edemas (inchaço).
Em suma, com a utilização do LED e do laser, em conjunto ou isoladamente, na Fototerapia, tem a oportunidade de tratar diversas alterações cutâneas de forma indolor, não invasiva e com resultados rápidos
2018-04-26